Histórico

Desde sua criação, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) vem contribuindo efetivamente para o país, oferecendo atualmente 36 cursos de graduação, 27 programas de pós-graduação em nível de mestrado e 18 em nível de doutorado.

O Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa (DEQ/UFV) possuía, em 1982, trinta e cinco professores nas áreas de Bioquímica, Físico-química, Química Analítica, Química Geral e Química Orgânica. Desses, 17 possuíam título de mestre, e somente seis o de doutor. Com este corpo técnico-científico, o DEQ propôs a criação do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica, em nível de Mestrado, na área de Ciências Agrárias, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/UFV) em 06 de dezembro de 1982. As atividades do Programa foram iniciadas em agosto de 1983, com o parecer favorável da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES-MEC). O Programa de Pós-Graduação, em nível de Mestrado, com área de concentração em Agroquímica, foi credenciado pelo Conselho Federal de Educação (CFE) em 04 de agosto de 1990, tendo sido publicado no diário oficial em 22 de fevereiro de 1991. As linhas de pesquisa do programa de mestrado em Agroquímica abrangiam as áreas da química e da bioquímica aplicadas à agropecuária. Atualmente, oferece treinamento apenas na área de química.

O Programa de Mestrado em Agroquímica conta hoje com 15 professores orientadores e, até o primeiro semestre de 2005, foram concluídas 195 teses. O bom andamento do Programa fez com que este recebesse nota 5 (excelente) da Capes, conceito que vem mantendo desde 1996.

 

 


Endereço
Departamento de Química
Campus UFV s/n – Viçosa/MG
e-mail: aqm@ufv.br
TEL: (31) 3612-6606
FAX: (31) 3612-6600

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados